top of page

Risoto de tinta de lula com saint peter

Um delicioso saint peter com crosta de biju e arroz de tinta de lula com azeite de dill... Deliciosa comidinha para o jantar durante a semana!


Para 2 pessoas você vai precisar de:


- 2 filés de saint peter (200g cada)

- 150g de arroz arbóreo

-20g de manteiga

- 50mL de vinho branco

- 50g de parmesão ralado

- 100mL de azeite

- 5g de dill (endro)

- 2 sachês de tinta de lula

- 200mL de caldo de legumes

- 50g de farinha de milho (biju)

- 1 cebola pequena

- sal

- pimenta preta moída


Como fazer:

Preaqueça o forno a 180ºC.

Em uma panela coloque o caldo de legumes (eu sempre tenho no freezer). Minha sugestão: sempre que sobrar talos de alho poró, metades de cebola, cenoura, etc, use para fazer o caldo e congele em sacos herméticos. Euzinha aqui sempre coloco umas asinhas de frango (ou coxinhas) para dar aqueeeeeele sabor! #dica

Voltando à receita, coloque o caldo de legumes em uma panela com 700mL de água e deixe ferver em fogo médio. Enquanto isso, desfolhe o dill e coloque os cabinhos lá no caldo com a água. Corte o dill finamente.

Em um recipiente pequeno, coloque metade do dill com o azeite e misture bem. Reserve.

Descasque e corte a cebola em cubos bem pequenos. Reserve.

Tempere os dois filés de peixe com sal e pimenta moída.

Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite de dill (cerca de 1 colher de sopa). Coloque o peixe com o lado mais escuro para baixo e sele de 2 a 3 minutos. Vire cuidadosamente e deixe por mais 2 min. Retire o peixe cuidadosamente e coloque em uma assadeira. Reserve.

Na mesma frigideira que fez o peixe coloque o fogo no mínimo, coloque mais um fio do azeite de dill e adicione 1/3 da cebola picadinha. Refogue por cerca de 40 segundos ou até murchar. Adicione a farinha de biju e a metade do dill picadinho que estava reservado. Mexa até que fique dourada. Tempere com sal e pimenta e reserve.

Em uma panela, derreta a manteiga e coloque o restante da cebola. Refogue por 1 min. Coloque o arroz e mexa por mais 1min. Adicione a tinta de lula e o vinho branco e mexa até evaporar. Sim, vai ficar bem preto. Adicione 1 concha do caldo quente e mexa até secar o líquido. Repita o processo até que o arroz fique "al dente". Finalize com o queijo parmesão ralado (eu gosto de ralar na hora, fica ooooutra coisa) e mexa até incorporar. Acerte o sal, se necessário. Reserve.

Pincele a superfície dos filés com azeite de dill e disponha a farofa sobre cada filé. Leve ao forno por aproximadamente 8min.

Para montar o prato, coloque o risoto de um lado e o peixe de outro. Regue com azeite de dill (a seu gosto). Bom apetite!

O meu sobrou um pouquinho do azeite e eu guardei para usar em outros pratos!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page