top of page

"Tarte Tatin" de Tomate

Sim! Aquela famosa torta "invertida" de maçãs ganhou uma versão de tomates! Ah, que delícia! Simplesmente faça! Aquele petisquinho para comer em família ou surpreender os amigos! A mistura de sabores surpreende!

Eu fiz uma forma bem pequena (uma que AMO, que é de formato coração), pois como era um teste, não saberia se daria certo ou não... Deu e muito! Comemos em uns 10 minutos....rsss...

Para a massa eu usei:

- 250 g de farinha de trigo comum

- 125 g de manteiga gelada em cubos (manteeeeigaaaaa) - 2 ovos pequenos

- 15 g de queijo parmesão ralado fino

- 1 ramo generoso de tomilho fresco

- 1 pitada de sal


Para o caramelo:

- 1/3 xícara de açúcar

- 1 pitada de noz moscada

- 1 pitada de pimenta branca

- 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico


Para o recheio:

- tomatinhos em rama (usei aquele mini holandês)

- azeite

- flor de sal

- manjericão fresco


- Burrata ou mozzarella fresca e molho pesto para servir.



Comece fazendo a massa: em um bolw misture a farinha peneirada, o sal, o tomilho desfolhado e o parmesão. Misture. Adicione a manteiga cortada em cubos e misture com a ponta dos dedos até virar uma areia. Adicione então os ovos e misture apenas o suficiente para ficar homogênea. Enrole em filme plástico e deixe descansar por 1h.

Enquanto isso lave os tomates (mantenha em ramas).

Em uma frigideira ou forma que possa ir ao forno derreta o açúcar com a noz moscada e a pimenta até formar um caramelo. Desligue o fogo e adicione o aceto balsâmico. Mexa bem até formar uma calda. Distribua bem esta calda no funda da frigideira ou forma.

Preaqueça o forno a 180ºC.

Abra a massa entre dois filmes plásticos até ficar com cerca de 0,5cm e maior do que a forma ou frigideira que irá usar. Volte para a geladeira enquanto você prepara o recheio. Na forma/frigideira com a calda disponha os tomates com a rama/cabinho voltada para a calda (lembre-se que a torta será servida ao contrário). Regue com um pouquinho de azeite e salpique a flor de sal. Coloque umas folhinhas de manjericão.

Cubra os tomates com a massa, tomando o cuidado de dobrar as sobras de massa para dentro da frigideira/forma. A massa deve envolver todo o recheio de tomates. Sapique mais um pouquinho de parmesão ralado, se preferir. Leve ao forno preaquecido até a massa dourar (uns 35-40min). Deixe descansar uns 5 minutinhos e escorra o excesso de líquido (a calda dissolvida e a água que solta dos tomatinhos). Desenforme ainda quente e sirva com os tomatinhos para cima! *A Tarte Tatin é servida assim! Coloque pedaços generosos de mozzarella fresca ou a burrata (aqui nesta foto eu não coloquei muito porque queria dar destaque aos tomatinhos), folhas de manjericão frescas e molho pesto. Eu servi com umas torradas também!




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page