top of page

Donuts

Dispensa qualquer apresentação.


Receita que rende aproximadamente 8 donuts tamanho grande! Sim, para se deliciar "sem miserê"...


Você vai precisar de:

- 15g de fermento biológico fresco

- 15g de açúcar

- 1 gema

- 100mL de leite

- 30g de manteiga

- 250g de farinha de trigo

- sal

- 5mL de extrato de baunilha


Para o recheio:

- 2 gemas

- 25g de amido de milho

- 50g de açúcar

- 250mL de leite integral

- 5mL de extrato de baunilha


Comece preparando o poolish com o fermento, a mesma quantidade de água e a mesma quantidade de farinha. Misture bem, cubra e deixe fermentar por aproximadamente 20min ou até ficar bem aerado.

Na tigela da batedeira coloque a gema, o açúcar, o leite e a manteiga. Misture com uma espátula. Quando o fermento estiver "pronto" (passo 1 acima), junte o fermento e incorpore a farinha pouco a pouco. Bata na batedeira com o gancho por aproximadamente 12 minutos (ou sove à mão por uns 15-18min).

Divida a massa em porções de 60g (para donuts grandes), boleie e deixe fermentar por 70min.

Enquanto fermenta, vamos fazer o recheio: em um bowl misture bem o amido com as gemas e o açúcar até ficar esbranquiçado. Em uma panela, leve o leite com a baunilha ao fogo e assim que ferver adicione aos poucos este leite à mistura com as gemas (no bowl) e mexa bem com um fouet. Depois de bem incorporado, volte a mistura à panela, fogo bem baixo e mexa com fouet até adquirir consistência pastosa. Desligue o fogo.

#dica: Uma boa variação é adicionar raspas de um limão siciliano e metade do seu suco ao creme. Fica um creme de limão delicioso.


Após o período de fermentação dê uma leve achatada nas bolinhas e corte um círculo no meio usando um cortador de biscoitos. Frite em óleo a 140ºC (sim, é baixa mesmo a temperatura). Os donuts devem demorar 6min de cada lado, ou seja, se estiver fritando rápido é porque a temperatura do seu óleo está alta.

Escorra e recheie com o creme. Aproveite!!!

Caso queira, pode decorar com ganache, fondant, confeitos, etc...

*eu sempre faço sem cobertura porque não gosto de nada muito doce, Estes da foto foram feitos na aula (massa com 30g cada) e estão sem recheio e apenas com cobertura. Como ficam mais "bonitinhos" os decorados, quis usar esta foto, mas geralmente faço de 60g, com recheio e sem cobertura. Questão de gosto.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page