top of page

Siri flambado na cachaça (receita)

Receita do Cheftime que alegrou nosso sábado em casa...


E lá vamos nós para mais uma aventura!


Chegaram nesta semana minhas comprinhas Le Creuset e eu queria muito usá-las. Usei minha wok e meus pratos fundos nesta receita. Felicidade resume!


Para duas pessoas você vai precisar de:

- 400g de carne de siri pura

- 1 tomate italiano

- 1 cebola

- 1 limão

- 30g de pimenta biquinho em conserva

- 30g de farinha panko

- 10g de salsinha

- 300g de requeijão cremoso

- 2 batatas

- 35mL de azeite

- 1g de pimenta do reino moída

- 50mL de cachaça

- 10g de alho

- 50g de queijo parmesão

* vinho branco para acompanhar o prato. Usei o Virtude, um branco barricado.


Preaqueça o forno a 200ºC.

Descasque as batatas e corte em cubos de aproximadamente 2cm. Coloque os cubos em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo por aproximadamente 15min.

*os cubos devem ficar al dente.

Enquanto a batata cozinha, pique finamente a salsinha e corte o tomate em cubos de 2cm. Descasque e corte a cebola e o alho em brunoise (cubos pequenos). Pique e pimenta biquinho, reservando algumas para a decoração do prato.

Coloque a carne de siri em uma peneira e escorra totalmente a água. *Eu usei a água do siri para colocar nas batatas.

Aqueça uma wok ou frigideira funda e coloque o azeite. Refogue a cebola e o alho por 1min. Adicione o tomate e refogue por mais 1min. Coloque a carne de siri e misture bem até secar totalmente. Coloque a cachaça e flambe o siri, virando a frigideira para que alcance a chama do fogão. Assim que o fogo atingir o conteúdo, não mexa e deixe o fogo se apagar completamente.

*Caso seu fogão seja por indução, use um maçarico.

Quando a chama se apagar, adicione os cubos de batata (coados). Esprema meio limão, adicione a pimenta biquinho picada, metade da salsinha picada, metade do queijo ralado e tempere com sal e pimenta. Desligue o fogo. Coloque o requeijão e misture por mais 1 min.

Para a montagem eu usei 2 pratos fundos (de massa), mas você pode usar um refratário grande. Despeje o siri cremoso, espalhe a farinha panko com o restante do parmesão. Leve ao forno por aproximadamente 10min ou até dourar.

Salpique a salsinha por cima e decore com as pimentas biquinho restantes. Coloque 1/4 de fatia do limão em cada porção. Sirva!

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page