top of page

Risoto de açafrão com chips de parma e azeite de couve (receita)

Ah, aquele prato quando você está sem ideia do que fazer... vale para almoço ou jantar durante a semana...


Ingredientes para 2 pessoas:

-100g de presunto parma fatiado

- 200g de arroz arbóreo

- 1 un de alho poró

- 60mL de vinho branco seco

- 1 échalote (cebola pequena)

- 50g de parmesão ralado

- 20g de manteiga

-5g de folhas de manjericão

- 50mL de azeite

- 10g de açafrão da terra em pó

- 50g de couve (2 a 3 folhas)


Como fazer:

Preaqueça o forno a 150ºC.

Coloque uma panela com 500mL de água para ferver.

Descasque a échalote e corte em cubos bem pequenos. Desfolhe o manjericão. Corte o alho poró em fatias bem finas. Reserve.

Em uma assadeira pequena, disponha 4 fatias de presunto parma no fundo (sem sobrepor) e leve ao forno. Cheque a cada 3min para evita que queime.

Em uma outra panela, coloque 1L de água, o açafrão em pó e o alho poró picado para ferver em fogo bem baixo.

Quando a água da primeira panela ferver (com apenas 500mL de água), adicione as folhas de couve e cozinhe por 1min. Após o tempo de cozimento, escorra a água e passe as folhas de couve por água corrente até que esfrie totalmente. em um mixer ou liquidificador, coloque a couve escorrida com 50mL de azeite e bata até que se transforme em uma mistura homogênea. Reserve.

Na mesma panela que cozinhou a couve (sem nada dentro), coloque em fogo médio e adicione metade da manteiga e refogue a échalote por 1min. Adicione o arroz e refogue por mais 30seg. Coloque o vinho e continue misturando até que evapore. Vá acrescentando o caldo de açafrão+alho poró aos poucos, concha a concha, mexendo sem parar até que seque. Repita esta processo até que o risoto fique al dente e cremoso. Adicione o queijo ralado e o restante da manteiga. Mexa até que incorpore e desligue o fogo. Acerte o sal, se necessário.

Sirva em dois pratos, o risoto, intercalando com o parma (cru) restante. Por cima coloque os chips de parma (2 fatias em cada prato) e regue com o azeite de couve. Disponha as folhas de manjericão e sirva.

Prato simples e deliciooooooso!





46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page