top of page

Fondue de queijos (receita)

Ah, mas fondue não tem receita.... Tem sim!! Essa aqui virou minha "especialidade" e é muito diferente daquelas pastas prontas que você compra no mercado. Sim, vale a pena!!!


Ingredientes que servem de 3 a 4 pessoas:

150g de queijo ementhal

150g de queijo gruyère

250g de queijo estepe

150mL de vinho branco

sal

noz moscada

pimenta preta em pó

10mL de grappa (é um destilado de uva)

5g de alho em pó

15g de fécula de batata

5g de cogumelo seco tipo porcini

Pães, preferencialmente de fermentação natural, com casca mais grossa.


Como fazer: Rale os três queijos no ralo grosso e reserve.

Hidrate o cogumelo seco com 100mL de água morna (eu coloco no micro-ondas por 1 minuto). Retire os cogumelos da água e pique em pedaços bem pequenos. Reserve esta água.

Corte os pães em cubinhos, mantendo a casca. Para fondue eu sempre prefiro formato filão, com mais casca, assim você espeta na casca e seu pão não se perde no fondue.

Em uma panela (eu uso a própria panela de fondue) coloque o vinho para ferver (temperatura bem baixa) e vá adicionado os queijos ralados, um punhado por vez, mexendo constantemente. Sempre aguarde o queijo derreter até colocar mais. Fogo (ou temperatura da panela de fondue) bem baixo. Em um recipiente à parte, coloque a água reservada do cogumelo e dilua a fécula de batata e a grappa.

Adicione esta mistura à mistura de queijos e continue mexendo sem parar em temperatura bem baixa. Demora, mas vale a pena (cerca de 6 a 8 minutos). Vá mexendo até que a mistura fique mais espessa e homogênea. Finalize o fondue temperando com sal a gosto, noz moscada, a pimenta moída, o alho em pó e os pedacinhos de cogumelos porcini.

*uma outra dica: como sou amante de coxinha, utilizo mini coxinhas para "molhar" no fondue de queijos. É sensacional! Quanto menor a coxinha, melhor, eu costumo comprar aquelas "de copo", que são menores do que as de festa.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page