top of page

Filé de pintado com farofa de banana da terra e vinagrete de maxixe

Conhece maxixe? Também conhecido como pepino-de-indio, possui origem africana, introduzida no Brasil pelos escravos e bastante cultivada nas regiões Norte e Nordeste. O sabor lembra bastante o melão!

Uma receita prá lá de saborosa! Aprendi esta receita no menu do Cheftime e amei!




Para 2 pessoas você vai precisar de:

- 450 g de filé de Pintado (3 a 4 filés)

- 2 un de banana da terra

- 50 g de bacon

- 50 g de farinha panko

- 30 g de castanha de caju triturada grosseiramente

- 1 un de tomate maduro, porém firme

- 1 un de cebola roxa

- 2 un de maxixe

- 10 g de alho

- 5 g de coentro

- 1 un de limão tahiti

- 20 g de manteiga

- 20 g de pimenta biquinho

- azeite

- sal

-pimenta-do-reino moída



Vamos preparar o mise en place:

Descasque e corte o alho e a cebola em cubinhos, Corte o tomate em 4 partes, descarte as sementes e corte-os em cubos de 1 cm. Corte 1 maxixe em cubos de 1 cm e separe o outro para decoração. Extraia o suco do limão e desfolhe o coentro com a ponta dos dedos (separe dois raminhos para a decoração).Corte 1 banana ao meio no sentido do comprimento (com a casca). Descasque e corte a outra banana em cubinhos. Reserve. Pique o bacon em cubinhos. Reserve. Tempere o peixe com sal e pimenta-do-reino moída. Reserve.

Para preparar o vinagrete, misture em um recipiente metade da cebola roxa picada, o tomate e o maxixe em cubos, adicione azeite, sal e o suco do limão. Reserve.

Aqueça uma frigideira antiaderente por 1 minuto em fogo alto, grelhe as 2 metades da banana com a parte da polpa para baixo por 2 minutos, depois vire para grelhar a casca por mais 2 minutos. DICA: Não há necessidade de colocar óleo na frigideira, pois o próprio açúcar da banana irá caramelizá-la. Retire-as da frigideira e reserve.

Na mesma frigideira, grelhe o bacon por 2 minutos ou até ficar dourado e soltar um pouco de óleo. Em seguida, coloque o restante da cebola e o alho picados, refogue por mais 30 segundos e adicione a banana em cubos junto com a manteiga. Doure de 1 a 2 minutos, até a banana dourar, então diminua o fogo para o mínimo, adicione a farinha panko e mexa delicadamente até ficar crocante e dourada. Para finalizar, adicione a castanha de caju triturada e o coentro picado grosseiramente, ajuste o sabor sal, se necessário. Prove antes!

Aqueça uma frigideira por 1 minuto em fogo médio, adicione um fio generoso de azeite e sele os filés por 3 ou 4 minutos, ou até dourar. Em seguida, vire de lado, tampe a frigideira e deixe por mais 3 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo e reserve.

Corte o outro maxixe em finas fatias. Sirva a farofa de banana da terra no centro do prato, com a posta de filé por cima e o vinagrete de maxixe na lateral. Disponha a banana grelhada e o maxixe fatiado ao lado. Decore com o ramo de coentro reservado e a pimenta biquinho.


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page