top of page

Crocante de frutos do mar (receita)

Ah, eu amo frutos do mar e no verão então? Nada melhor que uma comidinha leve e saborosa!

Aqui a receita do Cheftime que eu simplesmente amei!!


Você vai precisar de:


100g de tentáculos de calamar (lulinhas argentinas)

200g de mexilhão

150g de anéis de lula

100g de vôngole

600g de mandioquinha (descascadas)

2 cabeças de alho

10g de salsinha

60ml de azeite

1 limão

1 rodela de gengibre fresco

1 ovo

100g de farinha panko

20g de manteiga

1 caixinha (200g) de creme de leite

Sal.

(são muitos itens, mas garanto que vale a pena).


Modo de preparo:

Descasque a mandioquinha e corte-a em pedaços grosseiros de mais ou menos 3 cm. Coloque em uma panela e cubra com 2 dedos acima de água.

Preaqueça o forno a 180ºC.

A mandioquinha deve cozinhar por aproximadamente 25 minutos até que fique macia.

Enquanto isso, pique a salsinha bem fininha. Descasque e pique o alho. Descasque e pique o gengibre (menor que você conseguir). Divida os tentáculos de calamar. Coloque todos os frutos do mar em uma peneira para que escorra toda a água. Dê uma leve enxugada com papel toalha. Transfira os frutos do mar para um bowl grande, tempere com o alho, sal e o suco do limão (a seu gosto).

Quebre o ovo em um recipiente e bata com um garfo. Adicione o ovo batido aos frutos do mar temperados e coloque novamente na peneira para escorrer o excesso de ovo. Volte para o mesmo recipiente e adicione a farinha panko e a salsinha picada. Incorpore delicadamente com as mãos até que os frutos do mar fiquem empanados. Com o auxílio de um garfo, transfira os frutos do mar (exceto o vôngole que é bem pequeno) para uma assadeira grande, colocando-os lado a lado. Regue com metade do azeite (30mL) e leve ao forno por aproximadamente 15min. Reserve a farinha panko que sobrou na vasilha com os vôngoles. Dica: Dê uma sacudida na assadeira na metade do tempo para que dourem por igual.

Em uma frigideira aquecida, coloque o restante do azeite (30mL) e doure a farinha panko com os vôngoles por aproximadamente 3 minutinhos, mexendo sempre para que fique uma farofinha de vôngoles bem crocante. Prove o sal e acerte, caso necessário.

Nesse período de tempo a mandioquinha já deve estar cozida, então escorra a água e amasse para fazer o purê. Volte a mandioquinha amassada para a panela e adicione o creme de leite, a manteiga e o gengibre picadinho (não deixe de usar o gengibre, pois dá um toque toooodo especial). Tempere com sal e misture bem em fogo baixo até esquentar.

Sirva o purê de um lado do prato e coloque a farofinha de vôngole do outro. Disponha os frutos do mar por cima da farofinha e sirva!

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page