top of page

Arroz de polvo

Sim, arroz, e não risoto. É arroz com polvo... Digo "com" polvo porque não vai só o polvo de proteína, então... é sim, um arroz delicioso, com polvo!

Receita inspirada no chef Claude Troigros (com algumas modificações)



Para duas pessoas você vai precisar de:

- 1 kg de polvo fresco (sim, os polvos têm mais de 2kg então... você faz metade e congela a outra metade) - meu tinha 2,1kg então fiz 4 tentáculos e guardei 4.

- 3 cebolas médias

- 2 talos de salsão

- 1 cenoura

- 4 folhas de louro

- 4 dentes de alho

- 5g de tomilho

- 5g de alecrim

- sal grosso

-1/2 pimenta dedo-de-moça

- 1 chouriço espanhol (pode ser um paio ou linguiça defumada fininha)

- 150g de arroz (pode ser agulhinha, mas usei o Bomba e ficou fantástico)

- 5g de salsa

- 200 mL de vinho tinto

- 6 a 8 azeitonas pretas fatiadas


Comece colocando o polvo já limpo (ou parte dele) em um bowl e coloque bastante sal grosso (eu usei o sal rosa). Massageie por 5 min. Ele vai "espumar" e soltar água. É assim mesmo. Massageie beeeemmm!

Corte os talos de salsão grosseiramente, a cenoura em rodelas (com casca), 2 cebolas em 4 partes cada (com casca), 2 alhos ao meio. Em uma panela de pressão. coloque um fio de azeite e todos os ingredientes acima e mais a pimenta, o tomilho, o alecrim e as folhas de louro. Deixe dourar. Lave bem o polvo para tirar o sal, escorra. Coloque o polvo na panela e doure um pouquinho. Adicione água fervente até cobrir o polvo. Após pegar pressão, marque 6 min.

Enquanto isso, pique a cebola e o alho restante restante em cubinhos. Corte o chouriço em rodelas. Pique a salsa.

Em uma outra panela, coloque um fio de azeite e o chouriço espanhol e deixe dourar. Caso não tenha o chouriço espanhol, coloque paio ou linguiça fininha e um pouco de páprica picante. *Se usar o chouriço espanhol não precisa adicionar a páprica.

Adicione o alho picado e metade da salsa. Deixe "suar". Adicione o arroz e o vinho tinto. Mexa bem até incorporar. Neste período o polvo deve estar pronto. Desligue o fogo do arroz enquanto cuida do polvo.

Retire a pressão e abra a panela. Retire o polvo do caldo (reserve o caldo). Separe os tentáculos. Corte umas 3 rodelas de cada parte superior dos tentáculos. Reserve.

Coe o caldo do polvo.

Na panela do arroz, coloque um pouco do caldo de polvo (até cobrir). Ligue o fogo e marque 6 min com a panela semi tampada. Após os 6 min desligue o fogo e tampe. Reserve na panela tampada. (Sim, tem água ainda mas vai secar no tempo de descanso).

Em uma frigideira grande, deixe aquecer bem e depois coloque um fio bem generoso de azeite. Coloque os tentáculos do polvo. Deixe "fritar" em fogo bem alto.

Enquanto isso, coloque as partes picadas do polvo no arroz que está "descansando". Misture. Prove e acerte o sal, se necessário. Mantenha reservado enquanto "frita" os tentáculos.

Para montar os pratos: em cada prato disponha o arroz de polvo e dois tentáculos em cada. Salpique o restante da salsinha e sirva!

**Este prato acompanha bem um vinho tinto! Eu recomendo um bom merlot brasileiro!

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page