top of page

Torta de cordeiro com purê de ervilhas

Uma "variação" da famosa Aussie meat pie. Uma excelente opção para variar o jantar. Serve de 3 a 4 pessoas.


Você vai precisar de:

300 g de carne de cordeiro moída

300 g de carne de boi moída (usei patinho)

1 ovo

1 cebola

60 g de molho barbecue (usei desses comprados prontos mesmo)

30 g de farinha de trigo

20 mL de molho inglês

300 g de massa folhada (usei a da marca Arosa*)

200 g de creme de leite (1 caixinha)

300 g de ervilha (usei congelada da Swift)

10 g de hortelã fresca

orégano desidratado

noz moscada moída

azeite

sal

pimenta


*A massa folhada é vendida no mercado mesmo, na área de congelados.


Comece descongelando a massa: ela vai precisar de uns 30-40 min fora da geladeira, na própria embalagem para descongelar, mas claro, tudo depende da temperatura ambiente. Uma dica: não tente desenrolar a massa se ela ainda estiver congelada, pois irá quebrar.

Usei a ervilha congelada, pois tem consistência, cor e sabor muuuuuito melhor do que as em conserva. Então neste caso, tire a ervilha do freezer e deixe descongelar também.

Com a massa descongelada, aqueça o forno a 180°C. Enquanto isso, descasque e pique a cebola em brunoise (cubinhos). Leve uma frigideira grande em fogo médio, adicione um fio generoso de azeite e refogue a cebola até dourar. Acrescente o cordeiro moído, a carne moída, a noz moscada (seja generoso), o orégano e tempere com sal e pimenta moída. Refogue por uns 6-7 minutos, mexendo sempre para deixar a carne bem soltinha. Adicione o molho inglês, metade do molho barbecue e deixe refogar bastante até secar todo líquido do fundo. Em um recipiente a parte, dilua a farinha de trigo em 100 mlLde água e despeje a mistura na frigideira, mexendo rapidamente até engrossar - atenção! - a mistura não pode ficar líquida para que não rasgue a massa. Verifique e acerte o sal, se necessário. Reserve em um recipiente para esfriar.

Escolha uma forma de tamanho aproximado de 20 cm. Abra a massa e acomode-a no fundo e nas laterais da forma. Corte a sobra da massa em tiras, ou no formato de sua preferência, para cobrir a torta depois. Coloque o recheio (já parcialmente frio) e cubra com o restante da massa cortada, fazendo uma decoração de acordo com sua criatividade. Eu gosto de fazer bem tradicional... rss...

Quebre o ovo em um recipiente e bata bem com auxílio de um garfo. Com a ajuda de um pincel, pincele o ovo sobre a massa folhada e leve ao forno para assar por aproximadamente 20 a 30 minutos, ou até que a massa fique dourada em sua superfície. Lembre-se sempre de checar o forno para não queimar.

Enquanto a torta assa, coloque a ervilha, a hortelã e cerca de metade do creme de leite em um liquidificador ou mixer e, bata até ficar homogêneo. Coloque o purê em uma panela, tempere com sal e leve em fogo médio, misturando bem até esquentar. Se precisar de mais creme de leite, vá adicionando aos poucos. O purê deve ficar firme. Se quiser o purê mais liso, passe ele por uma peneira antes de colocar na panela.

Espere a torta esfriar alguns minutos antes de cortar, para não quebrar, e sirva um pedaço com o purê ao lado e o restante do barbecue à parte.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page