top of page

Torta de bacalhau

Sou apaixonada por bacalhau! Todos! Não posso ver uma promoção que lá vou eu! Não sei se você sabe, mas bacalhau é o processso, e tem 5 peixes.. Cod Gadus Morhua, Cod Gadus Macrocephalus, Saithe, Ling e Zarbo. Sempre leia a embalagem para saber qual você está comprando. Eu particularmente gosto do Gadus Morhua (aquele mais "nobre", que se desfaz em lascas). Esta receita eu fiz com este - o Gadus Morhua - porque é o que eu tinha no freezer. Eu prefiro os dessalgados e congelados, assim não precisam passar pelo processo de dessalga, então não precisa de tanto planejamento assim. Só usar! A parte mais nobre é sempre o lombo, mas para essa receita, que eu iria usar lascas, usei pedaços "não tão nobres" do bacalhau nobre.

*Apenas como referência, o Saithé é aquele mais amarelado, que não se desfaz em lascas, mas sim, desfia. É o ideal para bolinhos, por exemplo.


Para esta torta eu usei: -1 pacote de 800g do Gadus Morhua (pedaços)

-1 pacote de massa para torta (usei Arosa - Kuchenteig)

-1 cebola grande

-1 pimentão verde grande

-100g de azeitonas portuguesas (pretas)

-1 batata pequena

-1 colher (sopa) de requeijão cremoso

-tomilho fresco

-azeite

-sal e pimenta móida na hora


Em uma panela funda, coloquei água e levei ao fogo. Enquanto isso, piquei a cebola e o pimentão em brunoise (quadradinhos bem pequenos) e descasquei a batata. Separei todos os ingredientes. Tirei a massa do freezer. Quando a água ferveu, coloquei o bacalhau ainda congelado e contei 5 minutos. Desliguei o fogo e deixei lá enquanto pegava uma figideira grande. Eu gosto de usar uma que tenho no estilo wok. Dei uma bela arrumada na bancada e me servi uma taça de espumante (meu ajudante de cozinha). Tirei os pedaços de bacalhau da água e separei as lascas (mantive lascas grandes). Descartei peles e espinhas (porque no meu caso eu usei pedaços). Se vc usar lombo, é só separar as lascas. Reservei. Na água do bacalhau coloquei a batata (pequena) cortada em 4. Voltei ao fogo por 20min. Enquanto isso, bebi mais espumante, aqueci bem a wok, coloquei um fio beeeeeeem generoso de azeite e coloquei a cebola picadinha e depois o pimentão picadinho. Retirei o caroço das azeitonas e as cortei ao meio. Juntei ao refogado. Coloquei o bacalhau. Desfolhei o tomilho e acrescentei. Enquanto isso, a batata já estava cozida e a amassei e coloquei também no refogado com 1 colher generosa de requeijão. Mexi muito bem, acertei sal e pimenta. Desliguei o fogo e levei à geladeira coberta com um filme plástico (em contato).

Aguardei mais um pouco até a massa descongelar e o recheio perder temperatura (não pode ir quente para a massa). Meu ajudante - o espumante - faz o trabalho muito bem!

Com a massa descongelada e o recheio frio, comecei a montagem. Eu usei uma forma de plástico com formato de peixe, mas você pode usar uma forma retangular (ou no formato que desejar).


Untei a forma com azeite. Coloquei a massa e apertei bem para ficar com o formato. Recheei com o bacalhau e cobri com o restante da massa, Neste caso, como eu usei uma forma decorada de plástico, eu a levei ao freezer por 1h, não para congelar, mas para firmar a massa e eu conseguir desenformar mantendo o desenho, já que a forma não poderia ir ao forno. Desenformei e coloquei em uma forma também untada. Pincelei uma gema com água (egg wash). Se você fizer direto em uma forma apropriada para forno, não precisa seguir este passo de ir ao freezer.

Assei em forno preaquecido a 180ºC por uns 35min até ficar dourado. Só servir!

Rende 4 porções bem generosas.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


Post: Blog2_Post
bottom of page