top of page

Stroganov russo com vodca (receita)

Fiz esta receita do Cheftime hoje, uma segundona, para tirar "o peso" de uma semana que promete ser bem puxada...

Mas... se você pensou naquele estrogonofe "tradicional" ou ainda aquela versão "abrasileirada" que está acostumado, não é isso! Não é esta receita!

Não mudei o nome porque veio assim "entitulada", mas não é aquele estrogonofe com batata palha que você está salivando...

Sim, tem batata (mas em rodelas ao forno), sim, tem cogumelos (mas é shimeji branco) e sim, tem file mignon (mas feito de uma forma diferentona). Uma receita nada usual, ao menos para mim. Mas confesso que é uma carne com cogumelos e batatas que gostei!

Receita para duas pessoas:


- 300g de filé migno em iscas

- 20g de farinha de trigo

- 1 (un) de limão tahiti

- 5g de páprica doce

- 1 (un) de échalote (aquela cebola pequenininha)

- 2g de pimenta moída

- 3 (un) de batata asterix (aquela da casca avermelhada)

- 200g de shimeji branco fresco

- 20mL de vodca

- 5g de salsa

- 1 caixinha (200mL) de creme de leite

- 15g de mostarda

- sal

- azeite


Como fazer:

Preaqueça o forno a 200ºC.

Pique a salsinha finamente. Reserve.

Descasque a échalote e corte em brunoise. Reserve.

Despedace o shimeji com as mãos, apenas para desfazer os blocos. Reserve.

Corte as batatas com casca em fatias finas (eu usei um fatiador).

Em um bowl pequeno, coloque 20mL de azeite, metade da salsinha picada, 1/3 da paprica e tempere com sal. Em um refratário pequeno, coloque as batatas enfileiradas e regue com essa mistura de azeite e temperos. Leve ao forno por aproximadamente 20min.

Enquanto isso, em um outro bowl, coloque a farinha de trigo, a pimenta moída, o restante da páprica e tempere com sal. Misture bem, Despeje as iscas de mignon nesta mistura e misture bem com as mãos envolvendo toda a carne na mistura de farinha e temperos.

Aqueça uma frigideira (preferencialmente antiaderente) em fogo alto e quando estiver bem quente, coloque um fio generoso de azeite e sele as iscas pro aproximadamente 6min. Evite mexer para não soltar água. Passado os 6min, adicione a échalote e misture por mais 1min. Retire a frigideira do fogo e adicione a vodca. Volte ao fogo para flambar, inclinando a frigideira ligeiramente para que a vodca atinja a chama do fogo. Espere o fogo baixar e adicione a mostarda e metade do creme de leite. Mexa para incorporar bem e ajuste o sal, se necessário. Cozinhe por mais 1min. Desligue o fogo e reserve na panela para manter aquecido.

Em uma panela, aqueça um fio de azeite e refogue o shimeji por aproximadamente 3min ou até dourar levemente. Se necessário coloque mais azeite. Tempere com sal e coloque o restante da salsinha. Desligue o fogo.

Para fazer o sour cream, coloque em um recipiente o restante do creme de leite e esprema o suco do limão. Acerte o sal, se necessário.

Para servir, sirva as batatas assadas de um lado, o filé mignon de outro e o shimeji (tudo separado). Coloque o sour cream por cima da carne ou sirva separado (como eu fiz).


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page