top of page

Salmão com molho de laranja e açafrão (receita)

Aquele prato para fazer no jantar durante a semana e "mudar" o tradicional peixe grelhado. Essa versão é do Cheftime e leva batatas ao sour cream.


Para duas pessoas você vai precisar de:



- 2 filés de salmão de aproximadamente 200g cada

- 2 unidades de laranja

- 1 limão tahiti

- 5g de amido de milho

- 3 unidades de batata asterix (aquela da casca vermelha)

- 2g de açafrão da terra em pó

- 5g de alecrim fresco

- 60g de cream cheese

- flor de sal

- pimenta do reino moída

- azeite

- manteiga

Como fazer:

Corte as batatas (mantendo a casca) em pedaços grandes e coloque em uma panela média. Coloque metade do alecrim (não precisa desfolhar), cubra com água e leve ao fogo alto por aproximadamente 15min.

Retire uma parte da casca da laranja e torça as pontas, fazendo um mini espiral. Faça 2. Reserve para a decoração do prato. Corte as laranjas ao meio e extraia o suco.

Coloque os filés de salmão em um recipiente, adicione o suco das laranjas, o açafrão, tempere com a pimenta e a flor de sal. Deixe marinando por uns 5min.

Para preparar o sour cream, coloque em um recipiente pequeno o cream cheese, extraia o suco do limão e adicione ao cream cheese. Acerte o sal. Reserve.

Aqueça uma frigideira em fogo alto e quando estiver bem quente adicione um pouco de azeite. Retire o salmão da marinada e coloque os filés na frigideira com a pele voltada para baixo. Deixe dourar bem (cerca de 3 a 4min). Com cuidado para não desmanchar, vire os filés e deixe por mais 1-2min e repita o processo de cada lado dos filés para ficar bem douradinho. Retire os filés da frigideira e coloque-os um em cada prato. Na mesma frigideira que dourou os filés, vamos fazer o molho. Em um recipiente a parte, dissolva o amido de milho em 50mL de água. Reserve. Coloque todo o caldo da marinada (o suco das laranjas com o açafrão) na frigideira e deixe reduzir um pouquinho (1min). Adicione o amido de milho dissolvido e mexa bem até ficar espesso. Desligue o fogo e adicione a manteiga, mexendo bem.

Escorra a água das batatas e descarte o alecrim utilizado na água. Tempere as batatas com a flor de sal e alecrim (desfolhado) restante.

Para a montagem dos pratos: ao lado de cada filé disponha as batatas e despeje o sour cream por cima das batatas. Regue o prato com o caldo de laranja/açafrão e decore-o com os espirais de laranja.

*minha foto não ficou boa, mas garanto que ficou gostoso!

Servi acompanhado de um sauvignon blanc e super harmonizou.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page