top of page

Salmão em crosta de especiarias (receita)

Aquela comidinha mais leve para uma segunda-feira da preguiça (e que você jura que vai começar a dieta). Não é super light, mas é suuuper saborosa então te ajuda a "entrar no clima" que querer se alimentar melhor!


Ingredientes para um jantar a dois:

- 2 ou 3 pedaços de salmão, dependendo do tamanho da fome. Aqui utilizei salmão congelado mesmo e foram 3 pedaços totalizando 400g.

- 1 repolho pequeno (não usei ele todo não)

- 10 mL de óleo de gergelim torrado

- 10g de gergelim branco ou linhaça (não tinha gergelim, então fiz com linhaça e usei cerca de 5g)

- 50mL de mel

- 30mL de shoyo (usei o light que tem menos sódio)

- especiarias em pó: açafrão, páprica picante, gengibre, cravo, cominho e fumaça.

- pimenta-do-reino moida bem fininha

- sal

- pitada de açúcar (usei o mascavo)


Como fazer:

Comece preparando a crosta de especiarias. É bem pouquinho: um total de mais ou menos 7g de especiarias em pó, então coloquei 2 partes (usei uma colherinha de café como medida) de páprica picante, 1 de açafrão, 1 de gengibre, 1 rasinha de cravo, 1 de cominho e 1 de fumaça* (eu só usei a fumaça porque eu tinha em casa e adoooro o gostinho de defumado que ela deixa, mas pode fazer sem a fumaça.) Adicione o gergelim (ou a linhaça) e 1 pitada (generosinha) de açúcar mascavo. Como eu usei a fumaça e ela é salgadinha, não coloquei sal, mas se você não usar a fumaça, coloque uma pitadinha de sal também. Misture bem todos os ingredientes e reserve. Usei um pratinho bem raso para facilitar o próximo passo.

À parte, tempere os pedaços de salmão com sal e pimenta-do-reino moída (todos os lados). Em seguida passe apenas a parte de cima do salmão na crosta de especiarias. Dê umas batidinhas (de leve) para fixar bem esta crostinha. *Lembre-se, você não deve passar no salmão todo, apenas na parte oposta à pele (topo).

Aqueça uma frigideira (preferencialmente antiaderente) com azeite e coloque os pedaços de salmão com a pele virada para baixo. Deixe de 3 a 4 minutos. Evite mexer, para não quebrar o salmão. A pele deve ficar quase queimadinha para evitar que seu salmão fique cru por dentro, mas se gostar dele mais cru, vire antes. Vire a crosta para baixo e deixe dourar (uns 2 minutinhos). Reserve.

Enquanto o salmão está sendo preparado, espete alguns palitos no repolho para evitar que despedace e corte 2 fatias beeeeem generosas (mais ou menos 3cm de espessura). Eu gosto de usar o meio do repolho, então corto duas fatias bem do meio. Importante colocar os palitos antes de cortar e mantê-los até a finalização do prato para evitar que abra. *Deixei os palitos na montagem no prato para ilustrar. Usei aqueles palitos maiores (tipo espetinho). Tempere os dois lados das fatias de repolho com sal e pimenta-do-reino.

Na mesma frigideira que fez o salmão coloque mais um pouco de azeite e o óleo de gergelim. O óleo de gergelim é super importante, pois ele dará sabor característico (do gergelim) ao repolho. Eu usei o óleo de gergelim torrado, pois acho que ele tem um gostinho ainda melhor. O repolho deve ficar douradinho dos dois lados (vide foto do prato). Coloque cada fatia de repolho no prato que irá servir.

Ainda na mesma frigideira, prepare o molho. Coloque o shoyo e o mel e deixe em fogo médio para reduzir e engrossar. Leva aproximadamente 5min até que o molho fique cremoso com textura caramelizada. Dica: o molho quando esfria, engrossa ainda mais. Cuidado para não queimar, mas se estiver muito fluido, deixe cozinhar até engrossar.

Sirva o salmão com o repolho e um pouco do molho por cima, decorando o prato.

*Importante usar a mesma frigideira, pois além de gerar pouca louça, você aproveita todos os sabores.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


Post: Blog2_Post
bottom of page