top of page

Saint Peter com purê de cenoura e molho cítrico

Aqui é quase tudo em dobro: dois limões diferentes e duas oleaginosas fazem a diferença neste prato para aquela terça-feira com ele...


Para duas pessoas você vai precisar de:


-400g de saint peter (2 filés)

- 1 un. de limão siciliano

- 1 un. de limão tahiti

- 3 un. de cenoura

- 80g de cream cheese

- 5g de fécula de batata

- 10g de salsa

- 20g de castanha do pará

- 20g de amêndoa

- 10g de tomilho

- 50g de manteiga

- 1 dente de alho

- azeite

- sal

- pimenta-do-reino moída


Como fazer: Coloque 1,5 L de água em uma panela e leve para ferver em fogo alto. Descasque e corte as cenouras em cubos grosseiros e em seguida, adicione-as à panela da água e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, ou até ficarem bem macias.

Corte o dente de alho ao meio (com casca), a salsinha finamente e, com as pontas dos dedos, desfolhe o tomilho, lembrando de separar dois raminhos para a decoração do prato. Em seguida, retire as raspas dos 2 limões, o siciliano (amarelo) e o tahiti (verde). Corte os limões ao meio, retire o suco e peneire juntos num recipiente pequeno. Triture as oleaginosas em um pilão ou mixer. Reserve.

Tempere os filés com 4 sachês de sal, a pimenta-do-reino e metade do tomilho desfolhado. Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite com 10g da manteiga em fogo alto. Adicione os filés e deixe selar 3 minutos cada lado, ou até ficar dourado. Transfira os peixes para um refratário e coloque as oleaginosas trituradas por cima fazendo uma crosta e dando uma leve pressionada com as pontas dos dedos (delicadamente) e reserve. DICA: Não mexa nos filés, nem aperte, enquanto estiverem selando para que não perca a suculência e nem grude no fundo.

Na mesma frigideira do peixe, aqueça 20g da manteiga e um pouco de azeite em fogo médio. Coloque as metades do dente de alho (com casca), o restante das folhas de tomilho e deixe dourar bem, cerca de 1 a 2 minutos. Retire o alho e reserve. Adicione na frigideira o suco dos limões, 50 ml de água, misture bem e deixe reduzir por 1 minuto. Em seguida, dilua a fécula de batata em 50 ml de água, adicione na frigideira e misture por mais 1 a 2 minutos para engrossar. Ao final, adicione a salsa picada, metade das raspas de limão e ajuste o sabor com sal, misturando todos os ingredientes. Desligue o fogo e reserve.

Escorra a água da cenoura e transfira-a par um mixer ou liquidificador. Processe bem até virar um purê. Volte a cenoura para a mesma panela, em fogo alto, adicione o cream cheese, o restante da manteiga e mexa misturando os ingredientes cerca de 2 minutos, até que o purê engrosse e fique com textura mais firme e brilhante. Ao final, ajuste o sabor com sal, desligue o fogo e reserve.

Na hora de montar o prato, coloque o purê de cenoura no centro dele e, por cima, coloque o filé de peixe com a crosta de oleaginosas Em seguida, regue ao redor do purê com o molho cítrico e decore o prato com o restante das raspas de limão, o alho e o raminho de tomilho separado inicialmente.




36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page