top of page

Risoto de limão-cravo e porchetta defumada

Este foi meu almoço de domingo, daqueles beeem preguiçoesos, onde fiz apenas o risoto. A porchetta eu comprei já defumada da @coldsmoke (e só fritei).

Como porco e limão combinam (ao menos para mim), criei este risoto com o delicioso limão-cravo que tinha recebido da @calusnefarms.

Para o risoto:


- 150g de arroz arbóreo

- 1L de caldo de legumes

- 1 un. échalote (aquela cebola pequenininha)

- 30g de amêndoas

- 50g de queijo parmesão ralado na hora

- 1 un. limão-cravo

-50g de manteiga

- 60mL de vinho branco

- azeite

- sal

- 1L de caldo de legumes*

-2 un de Porchetta defumada (alguns lugares chamam de torresmo de rolo)

- ciboulette para decorar

- óleo para fritar as porchettas

Como fazer:


*sobre o caldo de legumes, já disse aqui algumas vezes: Jamais use de tablete. Faça seu próprio caldo. Para o caldo, usei uns 2 talos de salsão (com as folhas), 1 alho-poró, 2 cenouras, 2 cebolas, 8 folhas de louro, 8 cravos, (rat**) coloquei meia pimenta-dedo-de-moça, algumas pimentas em grãos, talos de salsinha e tuudo aquilo que "sobrou" quando você fez aquela sopa ou qualquer outra coisa...rssss... Água até completar e deixe em fogo bem baixinho por umas 2h, até ficar beeem saboroso. Coe e conserve o caldo no freezer para quando precisar. Descarte os vegetais.

**o rat: cortar a cebola ao meio, colocar 2 folhas de louro em cada parte para fazer as "orelhas" e 2 cravos para os "olhos". Fica tipo um ratinho... Faça nesta receita, 4 "ratinhos".

Raspe o limão e reserve as raspas. Corte o limão ao meio e extraia o suco. Reserve. Pique as amêndoas grosseiramente. Reserve. Rale o queijo. Reserve. Descasque e corte a échalote em brunoise (cubinhos). Reserve. Separe os demais ingredientes.

Com o mise en place pronto, vamos começar o preparo.

Coloque o caldo de legumes em uma panela e mantenha aquecido.

Aqueça uma outra panela, coloque azeite, uns 10g de manteiga e doure a échalote. Adicione o arroz e mexa por uns 30seg. Adicione o vinho branco e mexa até evaporar. Vá adicionando o caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre. Quando o arroz estiver "al dente" (macio, porém com certa resistência), adicione as castanhas, o suco do limão e o queijo ralado, mexendo até derreter. Adicione o restante da manteiga picadinha e mexa para dar brilho. Coloque metade das raspas do limão. Prove e acerte o sal, se necessário.

Quando seu risoto estiver naquele ponto de quaaase pronto, você coloca o oleo para aquecer em uma panela de fundo grosso (eu usei de ferro) e deixe bem quente. Coloque os dois "torresmos-de-rolo" para fritar (por imersão). Quando estiverem dourados, retire com um pegador e sirva por cima do risoto. Decore com o restante das raspas de limão e as ciboulettes.



355 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page