top of page

Risoto de beterraba com T-bone (receita)

Atualizado: 28 de fev. de 2021

Um risoto diferente... não só pela cor, mas sabores (adocicados) que deram um "up" no almoço de sábado.

Receita adaptada do Cheftime, que indicava ancho para acompanhar, mas como eu tinha um T-bone bonitão, decidi adaptar e foi suuuuucesso!

Para duas pessoas você vai precisar de:


- uma peça de T-bone (aprox. 700g)

- 40 g de manteiga

- 5 g de pimenta rosa

- 160 g de arroz arbóreo

-200 g de beterraba

- 700 mL de caldo de legumes*

- 40 g de parmesão ralado

- 20 mL de azeite

- 30 g de cebola roxa (brunoise)

- 10 g de sal

- 1 g de pimenta preta moída

- 60 mL de vinho tinto

Como fazer:

Prepare o mise em place (separe os ingredientes que irá precisar). Descasque as beterrabas e corte em cubos. Reserve em uma panela. Rale o parmesão. Reserve. Corte a cebola (aprox 1/3 de uma cebola) e reserve.

Para o caldo de legumes eu usei um caldo que eu já tinha pronto e estava congelado. Apenas descongelei para preparo do prato. *Caso não tenha, ferva 1L de água com 1 a 2 alho- poró (o cabinho), 1 cenoura em pedaços grosseiros, 1 cebola espetada com 2 cravos, 4 folhas de louro, 1 salsão (inteiro) e 2 batatas cortadas ao meio. (O meu tinha 1 sobrecoxa também). Coe e reserve.

Tempere o T-bone com metade da pimenta rosa, metade da pimenta preta e pincele azeite.

Na panela com a beterraba coloque o caldo de legumes coado (deve dar aproximadamente 700mL de caldo). Leve ao fogo baixo. Quando ferver, comece a fazer o risoto. Abaixe o fogo para o mínimo.

Para o risoto aqueça uma frigideira funda (ou uma panela funda) e coloque 2/3 azeite. Refogue o arroz por 30segundos e coloque a cebola roxa. Refogue por mais 30seg e adicione o vinho tinto. Adicione 2 g de sal e misture bem até que ele seque, por cerca de 2 a 3 minutos. Lembrando que, a partir desse momento, não se deve parar de mexer. Depois de secar o vinho, adicione uma concha do caldo de legumes do próprio cozimento da beterraba, juntamente com alguns cubos de beterraba. Misture bem por aproximadamente 2 minutos. Repita o mesmo processo, adicionando o caldo de beterraba (com beterraba) aos poucos e sempre mexendo até ficar macio, por cerca de 15 a 20 minutos. Para finalizar o risoto, adicione o queijo parmesão ralado e ajuste o sabor com 2 g de sal e o restante da pimenta preta moída. Misture bem até derreter todo o queijo e secar o excesso de caldo. Desligue o fogo e coloque 2/3 da manteiga gelada, misturando rapidamente até o risoto ficar brilhante e cremoso. Reserve.

Tempere a carne com 3 g de sal. Em seguida, aqueça uma frigideira em fogo alto com o restante do azeite e da manteiga. Depois de quente, coloque a carne e deixe grelhar de 4 a 5 minutos, ou até dourar bem cada lado. Enquanto isso, corte o restante da pimenta rosa com o auxilio de uma faca, deixando-a bem triturada. Quando a carne estiver no ponto desejado, desligue o fogo e deixe a carne repousar alguns minutinhos na própria frigideira. Separe a carne do osso com a ajuda de uma faca de ponta fina e flexível.

Escolha um prato de sua preferência (serão 2 porções) e coloque o risoto de uma lado e parte da carne de outro. Decore com o restante da pimenta rosa reservada.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page