top of page

Pão de queijo

Sou mineira... E nunca tinha postado uma receita de pão de queijo porque nunca tinha encontrado alguma que eu tivesse amado.

Mineiro que é mineiro seeeeeeeempre esconde o segredinho... e com isso nunca tive a receita perfeita. (Comi muitos pães de queijo perfeitos, mas na hora de reproduzir... faltava alguma coisa....)

Esta receite é do Chef Paulo Soares, do Le Cordon Bleu São Paulo - chef magnífico que tive o prazer de conhecer no curso de Cozinha Brasileira de Fusão - técnicas francesas aplicadas a ingredientes e receitas brasileiras. Recentemente ele lançou o Livro "Gastronomia Brasileira - da tradição à cozinha de fusão" e fiquei doida. Maridão me deu de presente (claro que com segundas intenções). Aqui a receita que fiz já 2x e simplesmente amei! Bem "queijuda" e fica com massa leve e fofinha! A receita perfeita! (E não tem segredinho oculto...)


Rende 30 unidades de 30g cada:

  • 90 g de polvilho doce

  • 250 g de polvilho azedo

  • sal

  • 200mL de leite integral

  • 50 g de óleo de girassol

  • 1 ovo inteiro

  • 200 g de queijo minas curado ralado finamente (usei o queijo Canastra)

  • 120 g de queijo parmesão ralado na hora - não vale o de saquinho

  • óleo de girassol para untar as mãos

*Ralei +20g de Canastra e +10g de parmesão para "empanar". Reserve.



Coloque os 2 polvilhos em um bolw e misture. Adicione o sal.

Junte o leite e o óleo em uma panela e leve ao fogo até ferver. Quando ferver, despeje 1/3 desta mistura nos polvilhos e mexa vigorosamente (eu usei uma batedeira com gancho). Repita o processo mais 2x até finalizar. Acrescente o ovo e misture bem até ficar uma massa homogênea. Adicione a mistura de queijos ralados e misture,

Se for assar imediatamente, preaqueça o forno a 180ºC. Unte as mãos com óleo e faça bolinhas de 30g. Eu passei nos queijos ralados excedentes*. Coloque em uma assadeira untada e asse até que cresçam e fiquem com a superfície levemente dourada. Você pode também fazer as bolinhas, cobrir com filme e levar ao freezer até congelar. Após congelado, pode colocar tudo em um saco plástico identificado para assar depois. Vai direto do freezer para o forno.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page