top of page

Moqueca de bacalhau

Ah... eu amo moqueca mas nunca tinha tentado com bacalhau e me surpreendi... ao mesmo tempo que me arrependi de nunca ter feito antes... que delícia!

É feita com aquele bacalhau "mais baratinho", então cabe sim no dia a dia!

Para duas pessoas você vai precisar de:


- 500 g de bacalhau dessalgado em lascas

- 2 un de cebola échalote (aquelas menorzinhas)

- 10 g de alho

- 50 g de azeitona preta sem caroço

- 30 mL de azeite de dendê

-400 g de tomate sem pele (uma lata)

-150 ml de leite de coco (menos de uma garrafinha)

- pimenta preta moida

- 150 g de arroz

-10 g de tomilho fresco

- 100 g de pimentão verde

- 100 g de pimentão vermelho

- sal

- azeite


Descasque e pique as cebolas em cubinhos. Aqueça um fio generoso de azeite em uma panela, em fogo médio, refogue metade da cebola (1 cebola) por 30 segundos, depois adicione o arroz e refogue mais 30 segundos. Adicione 300 mL de água, tempere com sal e deixe cozinhar com a panela semi tampada por uns 10 minutos, depois apague o fogo, coloque o tomilho desfolhado e abafe.

Enquanto isso, descasque e pique o alho em cubinhos. Em uma panela grande (eu gosto de usar uma de barro - faz toooda a diferença pra mim), aqueça mais azeite em fogo médio, refogue o alho e o restante da cebola por 1 minuto, ou até dourar. Adicione o tomate sem pele (eu uso aqueles de lata mesmo, mas não é extrato nem passata, nem nada disso - é tomate sem pele em lata) e amasse os pedaços maiores com as costas de uma colher ou um garfo, até que se dissolvam. Corte os pimentões em fatias de 0,5 cm de espessura (em Julienne). Faça uma camada com as lascas do bacalhau (eu uso aquelas congeladas, já dessalgadas e com um precinho super bacana no mercado) sobre o molho de tomate, posicionando-as lado a lado, acrescente os pimentões por cima e afunde tudo no molho, com uma colher. Coloque sal e pimenta a gosto. Tampe a panela e deixe cozinhar por 5-8 minutos, ou até os pimentões estarem macios. DICA: O bacalhau e os legumes irão soltar bastante líquido, então não precisa ficar mexendo, assim eles não esfarelam também.

Adicione o leite de coco, o azeite de dendê, as azeitonas pretas, acerte o sal e a pimenta, se necessário e misture delicadamente debaixo para cima até que tudo esteja incorporado. Deixe cozinhar mais uns 10 minutos em fogo médio e está pronto. Sirva em um prato com o arroz com tomilho ao lado.

Ah, caso o caldo fique muito líquido eu dissolvo um tiquinho de fécula de batata em água e coloco nos 2 min finais (é só um tiquinho mesmo). Isso vai depender se o bacalhau estiver bem descongelado, etc...


*receita adaptada do Cheftime

154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page