top of page

Mjadra (arroz com lentilhas)

O prato de hoje é beeeemm simples, mas não deixa de ser delicioso! Aquela comidinha "basiquinha" mas que sai da rotina e te propicia novos sabores!


Tem receita? Tem sim, mas tem uma historinha também... rsss...

Quem me conhece mais de perto sabe que eu tenho sido bem "radical" nesta pandemia, principalmente no quesito distanciamento social: não tenho frequentado mercados e compro basicamente tudo por delivery. Há mais de um ano tenho a oportunidade de trabalhar remotamente (em casa) e evito ao máximo sair para qualquer coisa. Faz muuuita falta olhar os ingredientes, escolher "o mais bonito... o mais apetitoso"...

Nesta última semana finalmente chegou minha vez de tomar a tão aguardada vacina!!!!! Vou relaxar? Claro que não, mas isso me deu um pouquinho mais de "segurança" para sair de casa, então, domingo pela manhã lá fui eu ao mercadão municipal. *Aqui em Campinas apenas algumas (poucas) bancas abrem aos domingos, então o movimento em geral é bem pequeno. Lá fui eu "passear" no mercadão munida de máscara e muito álcool gel! Como esperado, estava bem tranquilo, com pouco movimento. Olhei então as bancas à procura de algo "diferente", ainda sem pensar em receitas, apenas pensando nos ingredientes... A lentilha libanesa é toda laranjinha, lindinha; então resolvi comprar! Comprei ainda feijão azuki, soja e cevadinha (ainda não usei estes).

Hoje estava decidida a usar algum desses ingredientes no nosso jantar e fiz uma pesquisa rápida na internet e a primeira coisa que apareceu foi Mjadra. Pronto! Decidido o menu do jantar.... rssss... fácil assim!


Agora sim! Vamos lá para esta receita beeeem fácil de fazer.


Para 2 pessoas você vai precisar de:


100g de lentilha libanesa (ela tem a cor laranja e cozinha suuuuper rápido)

100g de arroz (usei o agulhinha mesmo, mas pode ser feito com o basmati também)

3 cebolas grandes

cúrcuma em pó (também chamado de açafrão da terra)

cominho em pó

cravo em pó

canela em pó

pimenta

azeite

400mL de fundo de legumes (ou água)


Coloque a lentilha em um bowl e cubra com água. Descasque e corte 2 cebolas em julienne (em tirinhas). Reserve. Descasque a cebola restante e rale no ralo grosso. Reserve. Lave o arroz. Reserve.

Aqueça uma frigideira grande e coloque um fio generoso de azeite. Coloque as cebolas em julienne e abaixe o fogo para médio e deixe caramelizar. Importante não adicionar nada aqui. Apenas a cebola no azeite em fogo médio. Mexa de vez em quando e deixe caramelizar. Vai demorar um pouco, mas vale a pena. As cebolas devem ficar bem douradas (cuidado para não queimarem)! Quando estiverem bem douradas, tempere com sal e pimenta moída e uma pitadinha de cominho em pó. Reserve.

Em uma outra panela aquecida e em fogo médio adicione um fio de azeite, a cebola ralada, duas pitadas generosas de cúrcuma, duas de cominho, uma pitadinha do cravo em pó e uma pitadinha de canela em pó (foto).

Mexa até a cebola "suar" e as especiarias soltarem bem seus sabores. Adicione o arroz escorrido e refogue por um minuto. Adicione a água (ou o caldo de legumes) e a lentilha escorrida. Mexa bem. Prove e acerte o sal. Tampe parcialmente a panela e conte 5 minutos. Após 5min desligue o fogo e tampe a panela (neste momento ainda vai restar bastante água na panela mas não se preocupe, vai dar certo!) Após 10min abra a panela e verá que tanto o arroz quanto a lentilha estarão cozidos à perfeição e a água secou! Coloque as cebolas caramelizadas por cima e sirva!

Quem me conhece sabe que amo uma carne então.... enquanto o arroz com lentilhas estava descansando eu peguei a mesma frigideira que caramelizei as cebolas e fritei 2 hambúrgueres de cordeiro e servi acompanhando o.


Para quem ficou na dúvida quanto ao tempo "de molho" da lentilha libanesa é isso mesmo, tá? Só alguns minutinhos enquanto prepara o mise en place! Ela é bem macia e se você deixar ela de molho por mais tempo ela vai "se desmanchar" no arroz. A minha já quase desmanchou!



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page