top of page

Mignon suíno ao curry com arroz integral e ervilha

Esta receita eu fiz há alguns dias e havia me esquecido de postar, mas ficou tão gostosa que não pude deixar de registrá-la! Eu geralmente não tenho muita ideia para fazer carne de porco e esta é a receita que você realmente consegue variar bem o cardápio.

Para duas pessoas você vai precisar de:

400 g de file mignon suíno cortado em cubos médios

150 g de arroz integral

1 g de garam masala*

1 50g de ervilha fresca na vagem

1 un de cebola échalote

1 un de pimenta dedo-de-moça

10 un de sachê(s) de sal

200 mL de leite de coco

10 g de alho

21 ml de azeite

25 g de curry

10 g de gengibre fresco ou 1g de gengibre em pó

5 g de cebolinha

10 g de coentro

5 g de açúcar mascavo


*garam masala é uma mistura de temperos que dá um sabor deliiiiicioso e bem característico, então não deixe de usar. Facilmente encontrado no Mercado Municipal.

Encha metade de uma panela pequena com água e leve para ferver em fogo alto. Corte as pontinhas das vagens e puxe para remover aquela parte mais fibrosa que fica em cima, corte-as em 2 ou 3 partes. Descasque e corte o gengibre, o alho e a cebola em cubinhos - separadamente. Corte bem o coentro e a cebolinha finamente. Faça lâminas picantes cortando a pimenta inteira em fatias finas (com semente e tudo - vide foto). DICA: Se preferir seu prato com menos picância, corte a pimenta ao meio, retire as semente e corte em tiras fininhas.

Enquanto a água ferve, misture em um bowl metade da cebola e alho picado, adicione todo o coentro, cebolinha e gengibre, adicione o leite de coco, açúcar mascavo, sal e o curry, misture bem. Reserve. Tempere os cubos de file mignon suíno com sal e o garam masala. Reserve.

Assim que a água ferver, adicione sal, acrescente as vagens e deixe cozinhar por 3-4 minutos, ou até estarem al dente (firminhas). Escorra e reserve.

Em uma panela, aqueça um fio de azeite em fogo médio e refogue o restante da cebola e alho por 1 minuto. Adicione o arroz, 450 mlL de água, tempere com sal e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 20 minutos, com a panela semiaberta. Prove e, se necessário, adicione mais água até que fique cozido.

Aqueça uma frigideira em fogo médio por 1 a 2 minutos, acrescente azeite, aqueça por 30 segundos e frite a carne por 5 minutos, ou até dourar bem.

Junte o arroz, já pré-cozido, à vagem cozida na panela. Acenda o fogo baixo e misture para aquecer um pouco. Prove e acerte o sal, se necessário. Misture bem, tampe a panela e desligue o fogo novamente.

Com a carne já dourada, adicione o molho curry que estava reservado e deixe cozinhar por 3 minutos, em fogo baixo. Ao final, prove e acerte o sal, se achar necessário.

Sirva em seguida nos pratos, a carne por baixo e o arroz com vagem por cima. Decore com a pimenta e delicie-se!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page