top of page

Meatloaf de calabresa com presunto parma e creme de espinafre


Sim, bolo de carne! Deliciosinho! O creme de espinafre faz tooooda a diferença neste prato! Fiz em um almoço no sábado e maridão aprovou a receita!

Serve bem 2 pessoas. Você vai precisar de:

- 300g de carne moída

- 1 alho-poró

- 1 cebola échalote (aquela menorzinha)

- 1 cenoura (grande)

- 20g de salsinha

- 50g de linguiça calabresa

- 2 batatas (grandes)

- 1 caixinha de creme de leite

- 100g de espinafre

- 100g de presunto parma

- 5 g de alho (2 dentes)

- 20g de farinha de rosca

- plástico filme


- sal e pimenta

Como fazer:

Preaqueça o forno a 180ºC.

Corte o alho-poró em rodelas finas. Desfolhe a salsinha. Descasque e corte a cenoura em julienne (palitos). Reserve.

Descasque o alho e corte em cubos bem pequenos. Faça o mesmo com a cebola. Reserve.

Retire a pele da calabresa e também corte em palitinhos. Reserve.

Descasque as batatas e corte em cubos grosseiros. Coloque os cubos de batata em uma panela e cubra com 3 dedos acima de água. Coloque as cenouras também na panela (eu envolvi em uma gaze e amarrei com barbante para facilitar). Leve ao fogo alto. Passados 10 min retire as cenouras e deixe as batatas por mais 10min.

Estenda o plástico filme em uma superfície plana e disponha as fatias de presunto parma lado a lado até atingirem no máximo 25cm (se ficar maior que isso fica fino demais).

Em um bowl, coloque a carne moída com a cebola, o alho e a farinha de rosca e misture bem. Tempere com sal e pimenta moída. Espalhe esta mistura em cima do presunto parma, fazendo uma camada. Em seguida espalhe a salsinha reservada, o alho-poró, a calabresa e a cenoura. Enrole cuidadosamente com a ajuda do plastico filme, removendo-o à medida que enrola. Enrole cuidadosamente e aperte o filme até que fique como se fosse um rocambole. Aperte as laterais para que sele bem e o recheio não saia. Coloque-o em uma assadeira e leve ao forno por aproximadamente 25min. Enquanto isso, faça o creme de espinafre.

Escorra a água das batatas e coloque as batatas no mixer (ou processador), adicione o creme de leite, o espinafre e tempere com sal. Processe até ficar bem cremoso e aerado. Volte para a panela novamente apenas para esquentar (fogo médio). Acerte o sal, se necessário. (A textura do creme de espinafre é um pouco mais fuída do que a de um purê.)

Para montar o prato, corte o metaloaf em diagonal. Em um prato, coloque o creme de espinafre e o meatloaf em pé. Decore com uma salsinha! Bom apetite!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page