top of page

Gratinado de mignon com batatas e crispy de parma

Comidinha feita em pouco tempo para aquele (último) dia de trabalho e com maridão em casa. Eu queria algo fácil e de rápido preparo! Eu amo comidas que vão ao forno, pois apesar do tempo, é tempo sem supervisão! Eu precisava disto hoje.

Para duas pessoas você vai precisar de:


- 300 g de filé mignon em iscas

- 100 g de cream cheese

- 2 un de batata asterix

- 50 g de presunto parma

- 1 un de cebola échalote

- 150 mL de leite

- 200 g de creme de leite (1 caixinha)

- 1 maço de sálvia

- 20 g de manteiga

- sal

- pimenta moída

- azeite

- parmesão ralado




Antes, algumas observações pessoais:

Eu tinha iscas de mignon congeladas em casa, então tirei do freezer e coloquei na geladeira na noite anterior. Já deixei separado também os ramequins grandes (refratários). Eu comprei estes grandões para soufflé - mas acabei nunca fazendo soufflé, mas já usei para várias outras coisas.... rssssss.... Você pode usar uma vasilha única para fazer e servir depois em pratos, mas por conta do pouco tempo que tinha, preferi já fazer nas porções individuais, então usei 2 refratários.

Esta receita também é ideal para quando você não usa todo seu presunto cru e sobra umas lascas (este era meu caso). Excelente opção para aproveitar as sobras (com muita dignidade)... rssss...Pode ser qualquer presunto cru: parma, tessinês, ibérico... qualquer um serve.

Quem me segue sabe que compro as ervas semanalmente da Calusne Farms, então no kit deles sempre vem sálvia fresca, então usei a fresca, mas caso tenha dificuldades em encontrar, pode ser a seca.


Como fazer:

Descasque e corte a cebola ao meio, depois faça finas fatias (manualmente ou no fatiador), no formato de meia lua. Reserve. Corte as batatas em fatias finas, mas não muito (eu usei um fatiador manual, então fiz isso em apenas alguns segundos). Reserve. Preaqueça o forno a 180ºC.

Em uma panela, derreta a manteiga com um fio generoso de azeite, em fogo médio. Adicione a cebola e a sálvia e refogue de 2 a 3 minutos, (sim, sai um cheiro maravilhoso). Adicione o creme de leite e o leite. Deixe ferver e misture bem, acerte o sal. Adicione então as lâminas de batata na mistura e misture para envolver todas as batatas. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos (não mais que isso!),

Enquanto cozinham as batatas, em uma forma antiaderente disponha as fatias de presunto cru lado a lado e leve ao forno por uns 10 minutos, ou até ficarem douradas e crocantes - Cuidado para não queimar. Caso não tenha forma antiaderente, use papel manteiga para que as fatias (que devem ser bem fininhas) não grudem.

Tempere as iscas de mignon sal e pimenta. Aqueça uma frigideira em fogo alto por 1 minuto, adicione um fio generoso de azeite e sele o mignon por 4 ou 5 minutos, virando os lados para dourar por igual. DICA: a carne não deve ficar muito cozida, pois ainda irá para o forno. Fique de olho no presunto no forno! Retire quando ficar croccante!

Nesse tempo, já deve ter dado os 15 minutos das batatas no creme, então... só montar. Nos ramequins grandes individuais (ou em um refratário único), coloque metade das batatas no fundo, adicione as iscas de mignon e metade do cream cheese. Acrescente o restante da batata cozida com o molho e finalize com o restante do cream cheese. Polvilhe um pouco de parmesão ralado (eu já disse aqui que prefiro milhões de vezes ralar na hora...) e leve ao forno para assar por uns 15 minutos, ou até que a parte de cima fique gratinada (dourada). Eu ainda passei um maçarico no final... rsss....

Arrase e delicie-se!


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page