top of page

"Feijoada" de frutos do mar (receita)

ahhhh... tá bom... nada a ver com feijoada, masssss... tem feijão e frutos do mar... não consegui pensar em outro nome ainda... (quem sabe eu edite daqui há algum tempo)

Esta receita foi uma grata surpresa do Cheftime... não pus muita fé... feijão... arroz... frutos do mar... esse troço não vai ficar bom, pensei eu. Errei feio! E que bom que errei... Prato delicioso e fácil de fazer!

Ingredientes para 2 pessoas:

- 150g de anéis de lula

- 150g de mexilhão

- 300g de filé de tilápia

- 100g de vôngole

- 2 tomates bem maduros

- 15g de coentro fresco

- 1 latinha de feijão branco cozido (eu usei da Qualitá - marca Pão de Açucar, mas vc pode cozinhar, se preferir)

- 1 cebola

- 2 dentes grandes de alho

- 200mL de leite

- 1 pimenta dedo-de-moça

- 150g de arroz branco

- azeite

- sal

- ceboulette para decorar


Como fazer:

Comece preparando o "mise em place". Corte os tomates ao meio e retire as sementes. Corte em cubos de 1cm. Reserve. Pique o coentro finamente. Reserve. Corte a tilápia em cubos de 2cm. Reserve. Corte a pimenta no sentido do comprimento, tire as sementes e pique finamente. Reserve. Descasque e corte a cebola em cubos bem pequenos. Reserve. Descasque e pique o alho. Reserve.

Em uma panela, aqueça azeite e doure 1 colher de sopa de cebola até que murche. Acrescente o arroz e coloque 500mL de água e tempere com sal (a gosto). Cozinhe em panela semi tampada por aproximadamente 15min.

Enquanto isso, em uma panela bem quente, coloque azeite e doure a tilápia, sem mexer muito para não quebrar. Cozinhe por uns 5min ou até dourar. Retire da panela e reserve. Na mesma panela, volte ao fogo, coloque mais um fio de azeite e refogue os anéis de lula, os mexilhões e os vôngoles por aproximadamente 3 min. Retire da panela e reserve. Nesta mesma panela, coloque mais um fio de azeite, doure o restante da cebola e o alho. Coloque o tomate picado e continue misturando por aproximadamente 3min. Volte todos os frutos do mar para a panela. Escorra a água da latinha do feijão e adicione o feijão à mistura. Adicione o leite. Deixe cozinhar pro aproximadamente 5min em fogo bem baixo, sem mexer muito para não desmanchar o peixe. Tempere com sal, coentro e a pimenta picadinha.


Sirva no prato (preferencialmente fundo) com arroz e a "feijoada" ao lado do arroz. Salpique a ceboulette picada e decore com 2 ceboulettes em cada prato.

Irá se surpreender!


81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page