top of page

Couscous marroquino com amêndoas (receita)

e frango ao curry para acompanhar...


Fiz este prato num dia de folga durante a semana e chamei o marido para almoçar em casa!

Como já mencionei aqui antes, no post sobre os fornecedores, recebo semanalmente um kit de ervas aromáticas frescas (Calusne Farms) e sempre vem 3 a 4 variedades de manjericão e 2 de hortelã (e mais um montão de ervas frescas) e sempre quero fazer algo diferente, daí achei esta receita no Cheftime com manjericão e hortelã e quis testar!


Para 2 pessoas você vai precisar de:


400 g de frango em cubos

200 mL de leite de coco

6 g de curry

40 mL de azeite

1 abobrinha (eu usei 5 mini)

50 g de uva passa branca

10 g de manjericão fresco

10 g de hortelã fresca

50 g de amêndoas

100 g de couscous

marroquino (vendido no mercado e/ou empório)

20 g de manteiga

1 cenoura

1 cebola échalote

pimenta moída

sal


Como fazer: Coloque 200 mL de água em uma panela pequena e leve ao fogo alto

para ferver. Enquanto esquenta, coloque o couscous marroquino em um bowl e acrescente a manteiga por cima. Aproveite também para separar 1 raminho de manjericão por prato, para decoração, e desfolhar o restante do manjericão e a hortelã, reservando-os.

Tempere o frango com sal e pimenta moída, reserve. Assim que a água começar a ferver, desligue o fogo e despeje a água na vasilha do couscous só até cobrir. Se sobrar água, descarte. Mexa ligeiramente com um garfo e tampe o bowl para hidratar bem o couscous.

Coloque o curry em uma vasilha pequena e acrescente 2 colheres de sopa de

água fria para dissolvê-lo, mexendo com uma colher.

Você irá precisar de 2 frigideiras.

Aqueça uma das frigideiras em fogo médio por 1 minuto. Coloque metade do azeite na frigideira e acrescente o frango, mexendo os cubos para dourar por cerca de 4 a 5 minutos. Junte então o leite de coco e o curry dissolvido à frigideira e mexa

bem. Deixe ferver por cerca de 2 a 3 minutos, até o caldo reduzir e encorpar. Então, desligue o fogo e reserve.

Descasque a cebola e a cenoura e corte em cubos pequenos. Corte em cubos pequenos a abobrinha (eu usei a mini, então só cortei em rodelinhas. Reserve.

Leve a outra frigideira ao fogo médio e aqueça por 1 minuto. Acrescente o azeite restante, a cenoura e a abobrinha e refogue por 3 minutos, mexendo ocasionalmente. Enquanto refoga os legumes, vá soltando o couscous marroquino com um garfo, mexendo bem para que fique soltinho. Quando os legumes estiverem ficando dourados, acrescente a cebola e refogue por mais 2 minutos.

Acrescente então as passas e refogue por 1 minuto, apenas para soltar o aroma, e desligue o fogo. Junte à frigideira o couscous, as amêndoas e as folhas de manjericão e hortelã, mexendo bem para incorporar todos os ingredientes.

Prove para acertar o tempero, completando com mais sal e pimenta, se necessário. Monte os pratos com o couscous no fundo e o frango ao curry por cima. Não esqueça de decorar com os raminhos de manjericão reservados!


*Atenção: o frango fica bem picante!



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page