top of page

Camafeu (receita)

Minha receita de camafeu é como todas: nada demais... mas cubro com chocolate amargo, pois não gosto de nada muito doce e o tradicional fondant não me agrada.


É super simples:


1 lata de leite condensado

200g de nozes picadas

2 colher de manteiga

chocolate meio amargo para cobertura (300g)

nozes inteiras para decoração


Modo de preparo: em uma panela de fundo grosso e fogo baixo misture o leite condensado com as nozes picadas (eu uso a função pulsar do mixer) e a manteiga. Leve ao fogo até engrossar. Despeje ainda quente em uma vasilha rasa untada com manteiga e deixe esfriar naturalmente. Faça bolinhas e depois uma "salsichinha" não muito fina. (vide foto)

Pique os 300g de chocolate e reserve 100g. Coloque os 200g em um bowl para derreter no micro-ondas na potência 50% e mexa a cada 30 segundos. Quando atingir de 40ºC a 45ºC coloque os 100g restantes e misture até derreter tudo e chegar em 30-31ºC. Para quem não tem habilidade com chocolates como eu, recomendo o uso de termômetro culinário. Chegando entre 30ºC e 31ºC, você deve banhar as "salsichinhas" no chocolate derretido e colocar para "secar" em uma superfície untada ou com papel manteiga (eu uso o papel manteiga). Coloque a noz inteira por cima para decorar. Leve à geladeira por 15min até "secar" o chocolate. Com uma faca pequena, apare as bordas do chocolate que escorreram para dar melhor aparência. Prontinho!!


Algumas dicas para aventureiros como eu: sim, é super necessário acompanhar a temperatura, pois se "esquentar demais" ou não fizer a "temperagem" como ensinei acima, o chocolate não ficará brilhante e, principalmente, não se manterá firme fora da geladeira. É preciso não ultrapassar 45ºC e "temperar" com 1/3 de chocolate em temperatura ambiente. Só assim a cobertura ficará brilhante e firme em temperatura ambiente. Há várias técnicas para derretimento e temperagem do chocolate, então se você já é experiente, utilize sua técnica. Eu coloquei aqui a que acho mais fácil para aventureiros como eu.


102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page