top of page

Bowl de salmão teriyaki

Para aquele jantarzinho durante a semana...


Fiz este Teriyaki salmon bowl e foi um sucesso! Mistura deliciosa de cores e sabores!

Para 2 bowls você vai precisar de:


- 2 pedaços de salmão (cerca de 350g)

- 150 g de Arroz japonês

- 50mL de molho shoyo

- 10 g de mel

- 5 g de gergelim branco

- 1 unidade de cenoura (ou mini cenouras)

- 1 unidade de rabanete

- 100 g de abacate

- 5 g de cebolinha

- 100g de edamame

- 50 mL de vinagre de arroz

- azeite

- açúcar

- 1 unidade de limão tahiti


Para fazer, é bem simples:

Comece fazendo a marinada do salmão. Em um recipiente junte o mel, o shoyu, metade do vinagre e esprema o limão. Acomode os filés na marinada de modo que fiquem mergulhados. Deixe descansar por 10 minutos.

Enquanto isso, lave o arroz em água corrente 3 vezes. Adicione o arroz em uma panela com 400 ml de água e cozinhe por 15 minutos, ou até que toda a água seque do fundo. Dica: Eu uso aquelas panelas próprias de fazer arroz japonês, mas você pode usar uma panela comum. O importante é não temperar.

Corte a cenoura em tirinhas, o rabanete e a cebolinha em rodelas. Corte tudo bem fino, isso vai deixar seu prato mais bonito, leve e saboroso. Em uma vasilha bem pequena, coloque o restante do vinagre, uma pitada generosa de açúcar e o rabanete picado. Reserve.

Em uma panela pequena, coloque água para ferver e quando estiver fervendo, coloque os edamames e deixe por 3 min. Escorra e reserve. (Eu usei edamames congelados e eles foram direto do freezer para a panela com água fervente.)

Aqueça uma frigideira em fogo alto por 1 minuto. Adicione um fio de azeite e deixe esquentar por 30 segundos. Escorra os filés (reserve a marinada) e coloque na frigideira quente com a pele para baixo. Deixe dourar por aproximadamente 3 minutos, depois vire e doure o outro lado. *Depois que colocar o peixe na frigideira não mexa nem aperte. Deixe formar uma crosta dourada por baixo. Isso garante que não irá quebrar e esfarelar, além de deixar seu peixe mais suculento.

Retire os filés da frigideira com uma espátula e reserve-os em um prato. Coloque a marinada na frigideira e deixe cozinhar em fogo alto por 3 minutos (o molho vai ficar mais grosso, porque a água vai evaporar, deixando apenas metade do líquido original, chamamos esse processo de "reduzir").

Antes de servir o salmão você pode retirar a pele, puxando-a cuidadosamente, depois que o salmão estiver esfriado um pouco.

Para montar seu bowl, comece colocando o arroz por baixo e distribua os ingredientes, cenoura, rabanete (sem o líquido), abacate em fatias(não corte o abacate antes para não escurecer) e edamames (sem a vagem) por cima, de acordo com sua criatividade. Disponha o salmão, regue com o molho e salpique o gergelim e a cebolinha por cima do salmão. Bom apetite!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page