top of page

Bolo salgado retrô da K (receita)

Hoje trago algo beeeeeeem anos 80. Aquele bolo salgado de maionese e frango presente em (quase) todos os aniversários do anos 80. Alguns chamam de torta de pão de forma, pão de frango, etc... Bom é esse aí. Lembrei-me desta "iguaria" há algum tempo e quis reproduzir, no estilo retrô mesmo.

Não é bem uma receita, é aquele bolo "raiz", sem frescura. Você faz com o que tem em casa mesmo. Nesta receita (foto) que fiz hoje utilizei:


2 peitos de frango (mais ou menos 400g)

2 cebolas descascadas cortadas ao meio

2 cenouras grandes

5 batatas

5 folhas de louro

1 raminho de tomilho

1 pimenta vermelha inteira

1/2 lata de milho cozido no vapor

100g de ervilha (usei a fresca)

sal

azeite

pimenta branca

Bacon picadinho

100g de azeitonas pretas picadas.

2 échalotes (cebola pequenininha) cortadas em meia lua.

(usei também 2 pimentas cambucis sem sementes)

Se tiver alho poró, utilize. Eu não tinha, então não usei nesta receita.

3//4 do pacote de pão de forma

1 vidro de maionese (eu gosto da Heinz, mas você pode fazer sua própria maionese caseira, se souber...)

Para a decoração: folhas de salsinha ou manjericão, rodelas de azeitonas, flores feitas de tomate, pimenta, batata palha, etc...


Modo de preparo:

Descasque as batatas e as cenouras. Pique as batatas em 4. Corte 1 das cenouras em rodelas grossas. Rale a outra cenoura no ralo fino. Reserve.

Em uma panela de pressão coloque um fio de azeite, as 2 cebolas cortadas ao meio e os peitos de frango. Doure. Coloque as batatas cortadas, a cenoura em rodelas, as folhas de louro e a pimenta inteira. Tempere com sal, pimenta branca. Cubra com água (1 dedo acima) e coloque na pressão por 40min. Deixe sair a pressão naturalmente e somente após abra a panela.

Passe o caldo por uma peneira (reservando tudo - sólidos e líquido).

Separe o frango e desfie com a ajuda de 2 garfos. Reserve.

Separe as batatas e amasse com um garfo. Adicione 1 colher (sopa) de maionese. Reserve.

Descarte as folhas de louro e a pimenta vermelha.

Bata no mixer a cenoura com as cebolas. Caso tenha usado alho poró, vai aqui também. Reserve.

Separe uma forma para a seu bolo salgado.

Em uma frigideira bem grande coloque o bacon e mexa até dourar. Arraste para o lado. Na gordura do bacon adicione as échalotes em meia lua e mexa até murchar. Adicione o frango desfiado, as ervilhas, as azeitonas, o tomilho "desfolhado" e uma concha do caldo. Adicione a misturinha de cenoura com cebolas batidas que você havia reservado. Mexa em fogo baixo até incorporar bem e vá acertando os temperos (sal e pimenta branca), lembrando que tanto a azeitona quanto o bacon são salgados. Após desligar o fogo adicione o milho e mexa até incorporar. Espere esfriar e adicione de 3 a 4 colheres (sopa) de maionese. A ideia é que fique molhadinho. Reserve.

Hora de montar o bolo (ou torta...)

Retire as cascas do pão de forma.

Na vasilha reservada para seu bolo comece colocando uma camada de pão de forma, passe maionese por cima. Coloque metade da cenoura ralada, metade do recheio de frango (sim, é bastante recheio). Repita a mesma sequência, sendo que termina com o pão de forma com maionese. Cubra com o purê de batatas reservado e decore no estilo retrô (passando o garfo para ficar os risquinhos). Leve à geladeira para gelar.

Na hora de servir faça a decoração, lembrando que é um bolo salgado "raiz", então use suas lembranças de infância, utilizando ramos de salsinha, rodelas de azeitonas, pimenta, batata palha, etc...

*Confesso que me lembro das flores feitas com tomate, mas não me arrisquei a fazê-las.... rsss....


Ah, não joque o caldo que sobrou fora! Ele é ótimo para fazer risoto, então congele para usar depois! ☺



47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page