top of page

Bolinhos de limão com mirtilo

Bolinho fácil, rápido e muuuuito gostoso!

Domingo geralmente vou ao Mercadão Municipal, mas hoje fui ao Oba (Oba aqui em Campinas é um "verdurão", "quitanda", "varejão" - ou seja, lugar que vende legumes, verduras, frutas frescas) e vi um mirtilo (blueberry) com preço bom e bonito. Lembrei-me de um papo com uns amigos da 1ª faculdade onde uma amiga falou de um bolinho de mirtilo. Resgatei a conversa e fui tentar a receita! Ficou delicioso!

A receita original tá aqui: http://www.vaicomeroque.com.br/muffin

Eu fiz poucas adaptações mas não chamei de muffin porque este bolinho não cresce o topo como um muffin e a massa é bem mais levinha, então chamei apenas de bolinho! "O bolinho" incrível!


1 ovo médio

140 g de açúcar refinado

1 limão siciliano (aquele grandão, mais amarelinho)

1 copo de iogurte natural (aquele potinho de iogurte natural - sem sabor - que vende no mercado)

120 g de óleo (usei o de girassol)

330 g de farinha de trigo comum

5 g de fermento em pó químico

100 g de mirtilo (blueberries)

Formas de muffin (usei as de papel - dentro da forma de silicone)





Preaqueça o forno a 180ºC.

Em um bowl coloque o ovo inteiro (sem casca) e o açucar refinado e misture bem, preferencialmente com um fouet. Raspe as cascas do limão siciliano e extraia o suco (use uma peneira para separar as sementes). Junte as raspas e o suco do limão ao açúcar com o ovo batidos. Junte o copo de iogurte e o óleo à mistura e adicione a farinha peneirada com o fermento. Mexa apenas até misturar os ingredientes. Não precisa bater. Coloque 70 g dos blueberries e mexa rapidamente.

Na forma de muffin (usei de silicone), coloque a forminha de papel dentro. Se você optar por não usar as de papel, unte a forma com manteiga+farinha ou use desmoldante. Eu gosto de usar as forminhas de papel porque já sirvo assim. Para dar firmesa, eu coloco a minha forma de silicone dentro de uma forma rígida (lisa). Então fica assim: forma lisa, dentro da forma lisa a forma de silicone e dentro de cada cavidade da de silicone eu coloco as forminhas de papel. Não, não tenho formas rígidas de muffin nem de cupcake porque moro em apartamento e essas formas ocupam muito espaço, então optei por comprar de silicone, que guardo dobradas e com isso ocupam bem menos espaço. Assim posso ter de vários tamanhos, formatos (de coração, estrela), etc...

Divida o conteúdo da mistura nas forminhas preenchendo 3/4. Usei 8 forminhas. Leve ao forno que já deve estar aquecido por uns 20min. Retire e deixe esfriar sobre uma grade (foto).


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page