top of page

Bacalhoada da K (receita)

Amo bacalhau e por isso vivo "testando" novas formas de fazê-lo. Cheguei em uma que gostei muito, por isso compartilho aqui.

Eu, ariana que sou, não tenho muita paciência para dessalgar o bacalhau, então compro sempre bacalhau dessalgado, pronto para usar. São vendidos congelados nos mercados.

Para esta receita que serve de 3 a 4 pessoas eu usei:

800g de lombo de bacalhau dessalgado

500g de batata bolinha (aquelas batatinhas menores) - cortadas ao meio, com casca

500g de échalote (cebola menorzinha) - descascadas e cortadas ao meio

100g de azeitonas pretas (eu compro com caroço e tiro os caroços na hora)

50g de azeitonas verdes (também descaroçadas na hora)

1 pimentão verde

Tomilho (uso bastante)

Azeite

Um tiquinho de nada de farinha panko misturada com outro tiquinho de nada de queijo ralado. É bem pouquinho messsssmo.

Modo de preparo: Preaqueça o forno a 180ºC.

Eu começo separando tudo que preciso, então lavo e corto as batatinhas ao meio. (Se elas estiverem grandes ou não achar a batata bolinha, escolha as menores e corte em 4.) Reserve. Corto as échalotes ao meio. (Caso não encontre as échalotes, utilize as menores cebolas que encontrar). Pegue metade (250g) e corte em meia lua. Reserve.

Descaroce as azeitonas e as coloque em um pequeno vasilhame que possa ir ao forno. (Explicando o motivo da minha escolha pelas azeitonas inteiras: na minha percepção as azeitonas em conserva já sem caroço são mais salgadas, pois a área de contato com a salmoura é maior. Então prefiro comprar as azeitonas inteiras e retirar os caroços na hora, mas é apenas a minha preferência.)

Pegue os raminhos de tomilho e "descabele" direto no vasilhame com as azeitonas. Minha dica é que segure pelo topo do ramo e desça, assim sairão as folhinhas. Eu uso o tomilho fresco, pois o aroma é simplesmente incrível, mas caso não consiga, utilize o tomilho seco (+/- 3g seco). Cubra (sem miserê) as azeitonas com azeite e leve ao forno. Vai bastante azeite (uns 250mL). Esse será o confit de azeitona. Simplesmente divino.

Corte o pimentão em rodelas e reserve.

Tempere os lombos de bacalhau com sal e pimenta (sim, com sal, pois como utilizo o bacalhau dessalgado ele é dessalgado mesmo.)

Separe a vasilha que irá acomodar sua bacalhoada e que possa ir ao forno.

Em uma frigideira grande aqueça um fio de azeite e doure as cebolas que você cortou em meia lua. Arraste as cebolas para um lado da frigideira e coloque os lombos de bacalhau com a pele virada para cima. Vai começar a dourar e vire o lombo com a pele para baixo. Como eu uso o bacalhau congelado dessalgado, nessa hora vai começar a sair bastante água. Deixe por mais um minutinho da frigideira e retire após este período, acomodando os lombos na vasilha reservada.

Aproveite a água que vai ficar na panela (com as cebolas em meia lua) e coloque o restante das echalotes cortadas ao meio, o pimentão cortadinho e as batatinhas. Tempere com sal e pimenta. Reduza o fogo para o mínimo e tampe a frigideira. Deixe de 5 a 7 minutinhos. Caso seque o líquido, coloque mais azeite. Esse passo é importante para que as batatinhas não fiquem duras.

Nessa hora você pode retirar o seu confit de azeitonas do forno.

Lá na vasilha que já estão os lombos você coloca essa misturinha da frigideira, ou seja, coloque as batatinhas, as échalotes e o pimentão. Utilize todo o liquido que sobrou na frigideira. Regue os lombos de bacalhau com o azeite do confit de azeitona (aquele que você retirou do forno) e com as azeitonas.

Salpique o tiquinho de farinha panko com o queijo ralado por cima (é só pra dar uma corzinha depois de assado) e leve ao forno por mais ou menos 30min.

Prontinho! Só servir (e se deliciar)!



44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page