top of page

Bacalhau Gomes de Sá (receita)

Uma receita de bacalhau que não vai ao forno!


Aquela receita de bacalhau mais baratinha (usa lascas de bacalhau) e feita na frigideira. Fica pronta em 40 minutinhos!


Ingredientes para 2 pessoas:


- 500g de bacalhau em lascas (eu uso o dessalgado, vendido congelado)

- 100g de azeitonas pretas (com caroço)

- 30g de alho

- 400g de batata

- 1 cebola roxa

- 10g de salsinha

- 3 ovos

- 100mL de azeite

- Pimenta preta moída bem fininha

- sal

-5g de orégano fresco


Como fazer: Coloque os ovos em uma panela pequena e cubra com 3 dedos acima de água e deixe cozinhar em fogo alto por 15min, ou depois de ferver, conte 6 min.

Descasque as batatas e corte em cubos de aproximadamente 1,5cm. Com as costas de uma faca, dê uma leve amassada nos dentes de alho. Coloque os cubos de batata em uma panela com os dentes de alho e cubra com 3 dedos acima de água. Cozinhe por aproximadamente 15min, ou até que fiquem "al dente".

Enquanto as batatas cozinham, faça o "mise en place". Descasque os ovos e corte-os em 4 partes no sentido do comprimento, formando canoas. Reserve. Descaroce as azeitonas e corte-as ao meio. Reserve. Pique a salsinha grosseiramente. Reserve. Descasque a cebola roxa e corte-a ao meio e cada parte em fatias finas. Reserve.

Quando as batatas estiverem "al dente", escorra a água. Em uma frigideira grande, aqueça 50mL de azeite em fogo alto e adicione as batatas e os dentes de alho. Tempere com sal, pimenta do reino moída e deixe as batatas dourarem (cerca de 6min). Retire da frigideira e reserve.

Na mesma frigideira, aqueça o restante do azeite e refogue o bacalhau (sem água), mexendo de vez em quando até que fiquem bem quentes (aprox 6min). Adicione a cebola roxa, as azeitonas, as folhinhas de orégano fresco (faz toooda a diferença ser orégano fresco), a salsinha picada (reserve um pouquinho para decorar) e continue refogando até que a cebola murche. Tempere com pimenta do reino moída e acerte o sal, se necessário. No meu eu não adicionei sal, pois mesmo o bacalhau dessalgado já tem um pouquinho de sal e as azeitonas complementam.

Hora de montar o prato (adoooooro)! Para montar use um ramequim grande e faça camadas, iniciando com o refogado de bacalhau, depois as batatas, outra camada de bacalhau e termine com as batatas. Dê uma leve apertada para ficar compacto. Vire sobre um prato (no centro) e desenforme. Disponha as canoas de ovos por toda a volta e regue com o restante do azeite que ficou na frigideira (do refogado de bacalhau). Coloque os alhos (com casca). Salpique a salsinha picada reservada e sirva!


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page