top of page

Aji peruano de frango

Aquele prato delicioso, com sabores "diferentes" que irão alegrar seu dia (ou sua noite)! Acompanha batatas coradas e farofa crocante de amendoim.


Para 2 pessoas (bem servidas) você vai precisar de:


-400g de filé de frango

- 4 fatias de pão de forma

- 2 un de batatas asterix (aquelas de casca vermelha)

- 1 un de échalote (aquela cebola menorzinha)

- 10g de alho (uns 3 ou 4 dentes)

- 200mL de creme de leite

- 70g de nozes

- 10g de açafrão da terra

- 2g de cominho em pó

- 10g de pimenta aji amarillo (essa é a parte mais difícil da receita, mas imprescindível!)

- 10g de coentro fresco

- 100g de farinha panko (aquela "farinha japonesa" para empanar)

- 30g de amendoim

- 5g de mix de brotos para decorar

- sal

- pimenta

-azeite


Como fazer: Preaqueça o forno a 180ºC (se você não tiver uma air fryer). Corte as batatas com casca em cubos médios. Regue com azeite e tempere com sal e pimenta. Leve ao forno por cerca de 35min (ou à air fryer por 15min) ou até dourar. Mexa na metade do tempo para dourarem por igual. Ao terminar, coloque em um bowl para servir.

Enquanto isso, despedace as fatias de pão de forma com as mãos e reserve. Pique o coentro grosseiramente. Reserve.

Tempere os filés de frango com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira por 3min e regue com um fio de azeite. Coloque os filés de frango e deixe dourar bem (cerca de 4min de cada lado). Retire o frango da frigideira e desfie grosseiramente com a ajuda de dois garfos. Reserve.

Corte a échalote e o alho em brunoise (cubos pequenos). Na mesma frigideira em que dourou o frango, coloque mais um fio de azeite e doure a cebola, o alho e a pimenta picadinha. Coloque 400mL de água e mexa bem com uma espátula até retirar todo o fundo e soltar o sabor. Coloque o pão picado e mexa bem até amolecer por completo. Transfira o conteúdo para um liquidificador (ou mixer) e bata com metade das nozes até ficar homogêneo. Reserve.

Na mesma frigideira, coloque mais um fio de azeite e volte o frango desfiado. Adicione o açafrão-da-terra, o cominho, o restante das nozes e metade do coentro. Refogue em fogo médio. Adicione o creme de pão batido, o creme de leite e acerte o sal. Deixe cozinhar por cerca de 6min em fogo baixo.

Enquanto isso, aqueça uma frigideira em fogo médio e adicione um fio de azeite. Torre ligeiramente o amendoim, coloque o restante do coentro e a farinha panko. Acerte o sal. Mexa por cerca de 3min ou até dourar ligeiramente. Coloque em um bowl para servir.

Para a montagem do prato, coloque o aji de frango em um prato fundo e salpique os brotos. Sirva com os acompanhamentos à parte.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page